(Foto: mineiros.go.gov.br)
Mineiros presta a sua homenagem ao maior líder da história de Goiás, o ex-governador, ex-ministro e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado. Em sua memória, decretamos luto oficial por três dias.
Iris Rezende construiu sua trajetória política ao longo de mais de seis décadas.
Vereador, deputado estadual, foi prefeito de Goiânia, pela primeira vez, em 1965, ainda jovem. Teve o final do mandato cassado pela ditadura militar, em outubro de 1969, e os direitos políticos suspensos por 10 anos, oportunidade em que se dedicou à advocacia.
Nas eleições estaduais de 1982, na luta pela redemocratização do país, foi eleito governador de Goiás em campanha que reuniu multidões incalculáveis nas ruas.
Em 1986, foi convidado pelo então presidente José Sarney para ser ministro da Agricultura, e respondeu, também, pelos ministérios da Reforma Agrária, da Irrigação e das Minas e Energia.
Em 1990, alcançou o segundo mandato como governador de Goiás. Em 1994, foi eleito senador da República. Em 1997, a convite do presidente Fernando Henrique Cardoso, assumiu o posto de ministro da Justiça.
De 2005 até 2010, exerceu as funções de prefeito de Goiânia em mais duas administrações. Em 2017, retornava ao Paço Municipal para cumprir o quarto e último mandato na capital.
Iris dizia que “a política é o sangue que corre em minhas veias, enquanto uma vocação desmedida e vital”. Viveu esse verdadeiro sacerdócio com dedicação integral, fé, determinação e amor ao próximo.
Líder carismático, um trabalhador a serviço do povo, será para sempre lembrado como o homem dos mutirões, com realizações que ficarão para sempre em nossa história.
À ex-senadora e ex-deputada federal, Dona Iris, aos filhos Cristiano, Ana Paula e Adriana, aos familiares, amigos, ao povo de Goiás, eu e minha esposa, Ana Paula Rezende, expressamos o nosso grande pesar e homenagem ao líder que mudou a história do Estado. Que Deus possa a todos confortar neste momento de luto, tristeza e dor.
Aleomar Rezende
Prefeito de Mineiros
Da Redação TANOIBOPE