O decreto passa a vigorar a partir de segunda-feira (03/05). Segmentos como bares, restaurantes, lanchonetes, feiras, igrejas, shoppings, cinemas, campos de futebol, faculdades, escolas particulares e profissionalizantes passam a funcionar, mas a partir de um rígido protocolo de segurança sanitária.
Pelo novo decreto, ficam proibidas, pelo prazo de sete dias, no período compreendido entre 03/05/21 e 09/05/21, as seguintes condutas e atividades:
Vender e consumir bebidas alcoólicas em locais de uso público ou coletivo entre 23h e 06h. Supermercados, mercearias, mini box e congêneres poderão funcionar até as 22h, observado o limite máximo de lotação de 50% da capacidade.
Bares, restaurantes, churrascarias, lanchonetes, boliches, açaiterias, pastelarias, panificadoras, pizzarias, sorveterias, sanduicherias, tabacarias, “espetinhos” e distribuidoras de bebidas poderão funcionar com a capacidade máxima de 50% de sua lotação até as 23h, todos os dias da semana, ficando permitido delivery e drive-thru de produtos alimentícios até a 00h.
Praça de alimentação, lojas do shopping center e cinema poderão funcionar com no máximo 50% da capacidade, devendo encerrar as atividades às 23h.
O prefeito Aleomar Rezende, ao anunciar o novo documento, disse que a flexibilização só foi possível graças ao trabalho árduo realizado pelas equipes da gestão municipal e, especialmente, devido à colaboração da sociedade, que segue as recomendações de decretos anteriores.
Aleomar Rezende lembra que, mesmo nos momentos mais críticos da pandemia, a Prefeitura de Mineiros não deixou nenhum morador sem atendimento. Isso só foi possível com o amplo planejamento adotado pela Secretaria de Saúde que viabilizou insumos, medicamentos e equipamentos fundamentais para as unidades.
O prefeito também citou a campanha de vacinação contra a Covid-19, mas alerta aos moradores para que continuem com as ações preventivas, como uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento social.
Da Redação TANOIBOPE
Fonte: Prefeitura Municipal de Mineiros, 30 de abril de 2021. Liah Resend