A prefeitura de Mineiros divulgou, na terça-feira (30/03), o decreto nº 525, que altera o 392/2021 e prorroga medidas restritivas pelo prazo de sete dias, no período compreendido entre 05/04/21 a 11/04/21, tendo em vista o combate à pandemia de Covid-19.
O decreto, assinado pelo prefeito Aleomar Rezende, considera o ofício do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Mineiros-Covid-19), que recomendou a manutenção das medidas restritivas com finalidade de evitar circulação de pessoas e propagação do vírus.
O documento considera os índices de ocupação dos leitos de enfermaria e UTI no Hospital Municipal Evaristo Vilela Machado, exclusivo para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. Eles atingiram 77,8% (UTI) e 64,3% (enfermaria), conforme Boletim Epidemiológico da terça-feira (30/04).
O decreto entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir do dia 05 de abril de 2021.
O documento amplia algumas restrições e mantém outras, mas continua a assegurar o equilíbrio entre atividades econômicas e garantia de atendimento a todas as vítimas da Covid-19 nas estruturas de saúde do município.
Pelo decreto, supermercados, mercearias, mini box e congêneres devem fechar às 21h, permitindo o acesso de apenas uma pessoa por família, durante a realização das compras.
O decreto determina o cumprimento das Notas Técnicas do COE-Mineiros-Covid-19 e intensificação da fiscalização no período diurno.
“Os esforços realizados pelo Poder Público de Mineiros, tendo por suporte a sua estrutura de saúde construída, bem como os insumos existentes e a equipe médica, fazem com que possamos manter a cidade relativamente aberta, enquanto municípios brasileiros, em sua maioria, encontram-se fechados”, afirma o prefeito Aleomar Rezende.
“Mas é fundamental, neste momento, que cada um faça a sua parte. Usem máscara de proteção, álcool em gel e mantenham o distanciamento social”, destaca. “Somente com a participação de todos manteremos o equilíbrio entre combate à doença e economia. Desta forma, preservamos o sustento das famílias e salvamos vidas”, conclui.
Da Redação
Fonte: www.mineiros.go.gov.br