A CBF DIVULGOU QUE ESTE ANO, TERÁ SIM A COPA VERDE, POREM REDUZIDA, COM APENAS UMA PARTIDA NA PRIMEIRA FASE, O torneio começa em outubro e termina em novembro.
DA NOSSA REGIÃO, APENAS O COSTA RICA (CREC) PARTICIPARÁ DA COMPETIÇÃO. E ATÉ AGORA NÃO SABE SE VAI OU NÃO COMPETIR OU SE FOCA NA MONTAGEM DO ELENCO PARA O ESTADUAL PARA 2023.
O Manaus Futebol Clube oficializou nesta quinta-feira (25) sua desistência da Copa Verde de 2022.
Uma das principais competições que junta clubes do Norte, Centro-Oeste e Espírito Santo, dá uma vaga para a terceira fase da Copa do Brasil ao campeão, e tem como atual, o Remo que elvantou a taça em 2021 ao vencer o Vila Nova de Goiás. Os maiores campeões são Paysandy e Cuiabá, dois títulos para cada.
O MANAUS-AM não é o único clube que não vai jogar a Copa Verde este ano. NOVA VENÉCIA-ES também desistiu de jogar a competição pelos mesmos motivos que o clube Amazonense, e que considerou inviável esportivamente e financeiramente disputar a competição e vai focar as forças na montagem do elenco para 2023.
Ao todo, 24 equipes estão credenciadas para disputar a competição regional deste ano.
O torneio está marcado para começar no dia 25 de outubro. Da primeira fase até às quartas de final, os confrontos serão em jogos únicos. Já nas semifinais e a final, os duelos vão ser de ida e volta.
De acordo com ofício enviado pela CBF, os clubes precisam confirmar a participação até esta sexta-feira, dia 26. Caso tenha alguma desistência, não haverá substituição.
Critérios e clubes participantes
Critério 1
Ter sido campeão do estadual em 2021 (ou Torneio Seletivo do qual participem ao menos quatro clubes da primeira divisão profissional do campeonato regional) organizado pelas 12 federações filiadas participantes.
Rio Branco (AC)
Trem (AP)
Manaus (AM)
Brasiliense (DF)
Real Noroeste Capixaba (ES)
Grêmio Esportivo Anápolis (GO)
Cuiabá (MT)
Costa Rica (MS)
Paysandu (PA)
Real Ariquemes (RO)
São Raimundo (RR)
Tocantinópolis (TO)
Critério 2
Ter sido vice-campeão estadual em 2021, organizado pelas oito federações melhores ranqueadas no Ranking Nacional de Federações/2022.
De acordo com o regulamento do Campeonato Capixaba de 2021, a vaga referente a este critério é destinada ao clube que obteve a primeira colocação no Torneio Seletivo. Ou seja, o Nova Venécia.
Vila Nova (GO)
Operário Várzea-Grandense (MT)
Tuna Luso (PA)
São Raimundo (AM)
Humaitá (AC)
Ceilândia (DF)
Nova Venécia (ES)
Náutico (RR)
Critério 3
Os quatro melhores clubes posicionados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2022, filiados às federações participantes. São excluídos os times já classificados através dos critérios anteriores.
Atlético-GO - 16º colocado (RNC)
Goiás - 23º colocado (RNC)
Remo - 42º colocado (RNC)
Luverdense - 60º colocado (RNC)
Formato e datas previstas
A primeira etapa vai contar com os 16 piores clubes posicionados no RNC. Serão oito duelos, em jogo único, classificando oito equipes para a segunda fase. As oitavas e quartas de final serão decididas também em confronto único. Apenas as semifinais e a final serão em jogos de ida e volta.
1ª fase – 25 de outubro
Oitavas de final – 29 de outubro
Quartas de final – 1º de novembro
Semifinais – 5 e 8 de novembro
Final – 12 e 15 de novembro
Fontes:
https://ge.globo.com/pa/futebol/copa-verde/noticia/2022/08/24/copa-verde-2022-veja-o-formato-datas-e-clubes-participantes.ghtml
://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/enm/2022/08/25/manaus-oficializa-desistencia-de-participacao-na-copa-verde-de-2022.htm?cmpid=copiaecola