Os deputados estaduais aprovaram, em sessão convocada nesta segunda-feira (19/7), o projeto 572/2021, que autoriza o retorno parcial do público nos estádios de futebol de Mato Grosso. Com a aprovação, a matéria segue agora para a sanção do governador Mauro Mendes.
Segundo a proposta, a abertura ao público deverá ocorrer mediante protocolos de biossegurança estabelecidos para zelar pela saúde física e mental dos participantes. As medidas de segurança serão determinadas entre os times de futebol e a administração local, envolvendo os setores de segurança pública, saúde e outros necessários para a implementação e fiscalização.
A medida vai beneficiar as equipes com jogos que estão sendo realizados no momento, a exemplo do time do Cuiabá na série A. “Precisamos voltar, de forma gradual, a frequentar os estádios, desde que seja dada essa garantia de teste negativo de covid-19 ou que esteja imunizado”, disse o autor do projeto, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (DEM).
Dessa forma, o público interessado deverá cumprir os seguintes critérios: exame RT-PCR negativo, realizado no máximo 48 horas antes do evento ou comprovante de vacinação, sendo dose única ou duas doses, a depender do imunizante recebido. Além disso, o retorno do público não poderá exceder 35% da capacidade do estádio.
“Abrir os portões é importante para minimizar o prejuízo dos clubes. Embora, seja necessário ressaltar que a abertura, no primeiro momento, seja de até 35% da capacidade, podendo aumentar esse volume posteriormente, conforme a variação da curva epidemiológica; taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI”, diz trecho do projeto aprovado.
Da Redação TANOIBOPE
Fonte: https://www.atribunamt.com.br/2021/07/19/projeto-aprovado-torcedores-de-mt-vao-poder-retornar-aos-estadios-de-futebol/