(Foto: Déborah Araujo)
Etiqueta em situações de luto
Falar da Morte não é um dos assuntos preferidos, mas como infelizmente ninguém escapa o melhor é enfrentar a realidade sem comprometer mais uma situação penosa com comportamentos e atitudes inadequadas diante do luto dos outros.
Num primeiro momento pode não parecer, mas etiqueta social tem mais a ver com habilidade sociais, que com regras superficiais de comportamento. A função básica da etiqueta social é de ser um guia que ajude no desenvolvimento pessoal e nas interações sociais.
O que dizer? Como se comportar? Essas são questões que raramente paramos para nos preocupar no dia a dia. Porém, em um momento de dor com a perda de uma pessoa querida ou próxima, essas dúvidas vêm à tona. Confira algumas dicas importantes para essas situações:
1_ NÃO TENTE DAR SIGNIFICADO AO QUE ACONTECEU
Afirmações como: “Você vai ser uma pessoa melhor depois disso”, Poderia ser pior, ou: “Pelo menos ele não sofreu” são tentativas inúteis de pintar um cenário cor-de-rosa. Aliás, sempre que sentir que uma frase iniciada por: “pelo menos!” ameaçar sair, morda a língua.
2-EVITE DIZER: “Eu sei o que você está sentindo”. NÃO, VOCÊ NÃO SABE. Mesmo que tenha perdido a sua família inteira. Ninguém é modelo de nada e não é momento de contar a sua história.
3-Esteja atento â religião da pessoa. Não se ofereça para rezar um terço num velório de pessoas de outra religião.
4-SEJA SEMPRE DISCRETO
O valor da sua presença num cemitério depende de seu comportamento. Não tente marcar presença a qualquer custo.
5- Vista-se adequadamente. Você não vai à uma festa,nem ao clube.
6-Desligue o celular. Ou no mínimo, coloque-o no silencioso.
7-Cuidado com as conversas paralelas.
Velórios oportunizam reencontros de parentes e amigos que não se viam há um tempo. Entretanto, não é o momento de conversas prolongadas, em voz alta, com direito a risadas.
8-Não queira acabar com o sofrimento.O luto é necessário — é um momento de muita dor, e essa dor precisa ser expressada, vivenciada, ofereça sua companhia à pessoa. Então evite dizer: não chore! Ele(a) não ia gostar de te ver triste!
A regra que nunca falha: tenha bom senso!
Até o próximo post.
By Déborah Araujo (Cerimonial e Eventos)
https://www.instagram.com/deboraharaujo24/