(Foto: https://agenciacoradenoticias.go.gov.br/)
O estado de Goiás tem intensificado o monitoramento de incêndios em áreas agrícolas e as ações de combate ao fogo.
Em um levantamento inédito divulgado nesta segunda-feira (23/9), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) estima que o prejuízo nas colheitas é de R$ 181,71 milhões do final de julho a setembro de 2024, considerando sete culturas plantadas no período (feijão, cana-de-açúcar, milho, tomate, sorgo, batata inglesa e algodão).
O Sul goiano detém mais de R$ 46,58 milhões dos prejuízos nas colheitas, cerca de 25,64% do total. Em seguida, estão o Sudoeste (24,82%), o Entorno do Distrito Federal (13,6%) e o Nordeste (11,45%).
Providências:
Em julho deste ano, por meio do Decreto 10.503, o governador Ronaldo Caiado suspendeu o uso de fogo na vegetação, com exceção de casos expressamente autorizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Em agosto, por meio Decreto 10.539, declarou situação de emergência em 20 municípios goianos afetados por “incêndios em áreas não protegidas, com reflexos na qualidade do ar”. O documento autoriza, por 180 dias, a dispensa de licitação para aquisição de materiais e contratação de pessoal.
NA MANHÃ DESTA TERÇA(24.09), Van de Oliveira, recebeu em seu programa, o promotor da quarta promotoria (Ministério Público Estadual), Dr. Rodrigo Marambáia, que comentou sobre o progrma FUMAÇA ZERO, iniciado anos atrás e trazido agora em 2024, para Mineiros-GO, Portelândia e Santa Rita do Araguaia, (municípios que fazem parte da comorca, comandanta por ele).
O promotor alertou acerca da legislação e afirmou que a TOLERÂNCIA SERÁ ZERO, para quem atear fogo em pastos, lavouras, quintais e até mesmo no lixo doméstico.
AS DENÚNCIAS PODEM SER FEITAS DIRETAMENTE PARA O CELULAR DA PROMOTORIA, (64) 9 9203-2963
DA REDAÇÃO TANOIBOPE/RÁDIO 87,9FM DE MINEIROS-GO.
O VOLUME).
Siga @fmradio87.9mineirosgo @vandeoliveiraoficial_