Metade dos municípios brasileiros tem apenas dois candidatos a prefeito nas eleições deste ano.
O levantamento é da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 5 mil 496 candidatos concorrem diretamente ao cargo do executivo em 2 mil 748 cidades, o que corresponde a 49% dos municípios do país. O percentual é o segundo maior desde 2.000, quando 2 mil 794 cidades tiveram apenas dois candidatos.
De acordo com o levantamento, a média populacional nessas cidades é de 12,7 mil habitantes. A menos populosa é Serra da Saudade, em Minas Gerais, com 833 habitantes, e a mais populosa é Itapevi, em São Paulo, com 232.297 habitantes.
Ainda de acordo com a CNM, em 2024, houve uma redução de 20% no número de candidatos a prefeito, totalizando 15 mil415 candidaturas.
Para o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo Eduardo Grin, o desafio de governar uma cidade pequena, com poucos recursos e muita demanda da população, reduz o interesse dos candidatos à prefeitura. “No Brasil, cidades pequenas, sobretudo aquelas com menos de 20 mil habitantes, são cidades com poucos recursos financeiros e que vem aumentando muito a responsabilidade de gastos com políticas públicas do governo federal. Então, há o receio dos prefeitos de sofrerem processos do Tribunal de Contas, do Ministério Público, ou seja, a relação custo-benefício em muitos casos não é bem vista pelos candidatos.”
Fonte: Brasil 61
DA REDAÇÃO TANOIBOPE/RÁDIO 87,9FM DE MINEIROS-GO.