(Foto: https://g1.globo.com/go/goias)
O cantor sertanejo Chrystian, que fazia dupla com Ralf, morreu nesta quarta-feira (19), em São Paulo.
Segundo a assessoria do artista, ele havia sido diagnosticado "com uma condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado".
Em fevereiro, a equipe do artista explicou que ele tinha uma condição genética chamada rim policístico, que comprometeu o desempenho renal dele.
Chrystian deveria passar por um transplante de rim até o fim de 2024, e a doação seria feita pela esposa dele, Key Vieira.
O que é o rim policístico?
A doença renal policística é hereditária, ou seja, caso um dos pais tenha a doença, ela pode ser transmitida para os filhos quando eles estão em formação.
Lúcio Requião, médico presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia e diretor clínico do Hospital do Rim (SP), diz que uma a cada mil pessoas têm essa condição, o que faz com que a doença seja relativamente comum.
“Para cada característica que é definida geneticamente, nós temos um gene herdado da mãe e um gene herdado do pai. Quando a doença é autossômica dominante, basta que um dos dois genes herdados esteja afetado para que a doença se manifeste. Então, em geral, quem tem rim policístico tem um pai ou a mãe com a mesma doença”, explicou o médico.
Apesar de mais comum em homens, o médico presidente da Sociedade Goiana de Nefrologia, Ricardo Araújo Mothé, explica que essa não é uma doença ligada ao cromossoma que define o sexo.
Sendo assim, a probabilidade de cada filho de pessoas afetadas nascer com essa doença é de 50%, não importando se é homem ou mulher.
Fonte: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2024/06/20/rim-policistico-entenda-condicao-genetica-que-tinha-o-cantor-chrystian.ghtml
Da Redação TANOIBOPE/RADIO 87,9FM.
Acesse http://www.tanoibope.com.br (APERTE O PLAY E AUMENTE O VOLUME).
SIGA @fmradio87.9mineirosgo
https://www.facebook.com/radio87mineiros