(Foto: TANOIBOPE / RÁDIO 87,9FM (MINEIROS-GO))
A data que homenageia a categoria profissional, é comemorada dia 27 de abril em homenagem à Santa Zita, considerada a padroeira das (os) empregadas (os) domésticas (os).
A Lei nº 5.859, de 11 de Dezembro de 1978, regulamenta a profissão de Empregado Doméstico, estipulando os direitos e deveres do profissional. História da Santa
Santa Zita nasceu em 1218, na cidade de Lucca, na Itália, e trabalhou durante muitas décadas (desde os seus 12 anos de idade) para uma família italiana.
Zita era conhecida por ser bastante generosa com os pobres, sendo que tirava sempre o seu (pouco) dinheiro para oferecer aos menos favorecidos que sempre batiam à porta da família para a qual trabalhava.
A empregada doméstica morreu em 27 de Abril de 1278, (59 anos e 3 meses) e devido a sua fama de boa samaritana, o Papa Pio Inocêncio XII declarou-a como a “Santa das Empregadas Domésticas” em 1696.
Oração a Santa Zita:
“Ó Santa Zita, que, no humilde trabalho doméstico, soube ser solícita como foi Marta, quando servia Jesus, ajudai-me a suportar com ânimo e paciência todos os sacrifícios que me impõe os meus trabalhos domésticos. Peço ainda, que os suporte com amor, zelo e fidelidade a família que sirvo.”
A minha oração:
“Ó Deus, recebei o meu trabalho, o meu cansaço e as minhas tribulações e, pela intercessão de Santa Zita, dai-me forças para cumprir sempre meus deveres, Santa Zita, ajudai-me. Amém.”
Santa Zita, rogai por nós!
Nossos sinceros cumprimentos as(os) domésticas(os) do Brasil.
Da Redação TANOIBOPE
Fonte: https://santo.cancaonova.com/santo/santa-zita-virgem-e-padroeira-das-empregadas-domesticas/