O projeto Juntos pelo Araguaia, que faz parte do Águas Brasileiras – programa nacional que visa revitalizar as principais bacias hidrográficas do País - teve sua primeira etapa concluída e os resultados apresentados, nesta quarta-feira, na Câmara de Vereadores do município de Piranhas, em Goiás.
O Governo Federal, em atuação integrada com os governos estaduais de Goiás e do Mato Grosso, participou do evento que mostrou a seleção das áreas onde serão recebidas as intervenções para recuperação de 100 hectares, no município goiano.
Henrique Veiga, Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Regional, explica o que já foi realizado e ressalta que outros lotes do projeto estão abertos para receber recursos de empresas privadas.
"O processo foi recebido de forma bem positiva por todos os presentes, que se mostraram mobilizados em ser vanguarda. O projeto segue com outros lotes abertos para patrocínios em outras regiões."
O Juntos pelo Araguaia prevê a recuperação de 10 mil hectares de áreas de preservação permanente. O projeto de revitalização da bacia hidrográfica do Rio já alcançou 43 milhões de reais em investimentos da iniciativa privada. Os recursos para a etapa do projeto na região de Piranhas são de cerca de 7 milhões de reais.
A iniciativa aumentará a disponibilidade de água com qualidade e em quantidade para o fortalecimento dos serviços ecossistêmicos, contribuindo com a segurança hídrica.
Para saber mais sobre as ações de segurança hídrica do Governo Federal, acesse mdr.gov.br