Estamos com o Hospital Municipal equipado, nas possibilidades da municipalidade e com bons profissionais, mas é frequente os casos de emergência no atendimento de pacientes, principalmente vítimas de traumas, que necessitam de urgente transferência.
Quando surgem no Hospital Municipal de Chapadão do Sul, pacientes com traumas graves, ou passando muito mal por doença, ocorrem duas dificuldades; encontrar vaga em hospitais dos grandes centros e o transporte rápido. Esses dois fatores causam atrasos na chegada do paciente ao local de atendimento. O tempo muitas vezes é fundamental para salvar a vidas.
Um exemplo do reconhecimento da importância da remoção rápida foi observado nesta quarta-feira, 02 de junho, quando uma empresa multinacional destinou um helicóptero, para Chapadão do Sul, vindo de Cuiabá, para remover um de seus colaboradores para a capital mato-grossense, continuar com o tratamento das sequelas deixadas pela contaminação pelo Covid-19.
Foi pensando nesses meios modernos de transportes rápidos de pacientes, que os Vereadores citados apresentaram uma indicação na Câmara de Vereadores, dirigida ao Prefeito João Carlos Krug, à Secretária de Governo, Agnes Marli Scheer Miler e da Saúde, Valéria Lopes dos Santos, com cópia ao Conselho Municipal de Saúde, para que se providencie, o mais urgente possível a licitação de uma aeronave UTI.
Justificam os vereadores que a aeronave UTI seja utilizada para quando os munícipes, vítimas de acidentes graves, como o que vitimou na tarde do dia 17/05/2021, um motorista que teve as pernas amputadas, não mais contem com a sorte, de encontrar estradas adequadas e tempo de sobra, para que o trabalho de estabilização feito pela Equipe Médica em Chapadão do Sul seja o suficiente.
A licitação e ou contratação de um serviço de transporte especializado, como essa aeronave, pode ser realizada por tempo determinado, envolvendo empresas especializadas e o pagamento por serviço prestado, alertaram os vereadores na indicação.
Da Redação TANOIBOPE
Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)