O número de vacinados com uma dose equivale a pelo menos 18% da população, segundo a projeção para 2021 de habitantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os que receberam as duas doses foram 9%.
O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, avalia que mesmo com as dificuldades logísticas a vacinação no Brasil está caminhando bem. “A vacina chega no município e imediatamente é aplicada, os gestores estão fazendo um grande esforço, vacinando a partir do momento que recebem a vacina no seu território, usando sábado, domingo, feriado, para que possamos imunizar o maior número de pessoas possíveis”, disse.
As vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a CoronaVac, Oxford-AstraZeneca e a da Pfizer. Todas requerem duas doses para uma imunização eficaz. A falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) necessário para a produção da CoronaVac e da vacina da AstraZeneca/Oxford deve gerar um certo atraso no cronograma de vacinação no país nas próximas semanas.
Da Redação TANOIBOPE