Nesta semana, o preço da arroba do boi gordo atingiu um patamar histórico para o indicador, divulgado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A cotação superou R$ 300 nesta segunda-feira (1º), após alta diária de 0,38%. Apenas em 2021, o valor ofertado pelo animal terminado já subiu quase 13%.
O professor e pesquisador do Cepea/USP, Thiago Bernardino, explica que um dos fatores que contribuiu para essa elevação foi a falta de oferta do produto desde o fim de 2019. Segundo ele, o setor encontra dificuldades, por exemplo, para disponibilizar bezerro e boi magro. Isso, se deu, principalmente, pelo aumento no volume de abate de animais fêmeas.
“Com menos animal pronto para o abate, a oferta ficou justa. Isso pode ser observado ainda hoje. Apesar de uma demanda menor de exportação, temos uma demanda interna brigando por preços. Está caro para a população, já que tem frango e carne suína mais barata. Com tudo isso, os R$ 300 fica muito bem explicado pela oferta restrita”, pontua.